quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Relatório II

O projeto sobre Consumismo Infantil foi, inicialmente, elaborado para alunos do Ensino Regular. No entanto, resolvi adaptá-lo para os alunos do CEEJA. Trabalho com Língua Portuguesa no sistema Modular e considerei necessária essa discussão com meus alunos, já que muitos são pais e precisam estar preparados para educar seus filhos.
 * Para esse trabalho, eles assistirão aos vídeos e farão as pesquisas sugeridas no projeto e outras que acharem necessárias.
* O professor será o mediador neste processo, direcionando o trabalho e levando o aluno a refletir suas atitudes e posicionamentos.
* Ao final, produzirão texto onde sobre o assunto. Nas fotos abaixo há vários alunos em sala, só que cada um faz um módulo diferente, um conteúdo diferente ou um nível diferente (Ensino Fundamental ou Ensino Médio).

Etapa inicial: pesquisa.
Nesta foto, o aluno está assistindo à reportagem postada neste blog.
Esta aluna está fazendo pesquisas.
Consumismo Infantil Este vídeo é uma reportagem a respeito do comportamento infantil, especificamente sobre o consumismo infantail. Um aspecto importante abordado no vídeo é a participação dos pais na formação da criança. Muitas vezes ela é influenciada pelas propagandas e pelos pais. Todas as atitudes que veem no dia-a-dia são significativas para os pequenos. Por isso, os pais precisam estar atentos não só às atitudes dos filhos, mas também as suas próprias atitudes.

O COMPUTADOR VAI SUBSTITUIR O PROFESSOR?



Durante os estudos do curso Introdução à educação digital, foi sugerida a leitura de Andréa Cecília Ramal (2000). Achei válido transformá-lo em post neste blog, a fim de levar os visitantes a refletirem sobre esse tema.

"Vamos receber de herança os sonhos de todas as outras gerações, redimi-las realizando tudo o que não puderam conhecer. Agora sim, está em nossas mãos a derrubada dos muros para fazer conexões com o mundo, a criação do espaço para a arte e a poesia, o tempo para o diálogo amigo, o trabalho cooperativo, a discussão coletiva, a partilha dos sentidos. Está em nossas mãos a construção de uma escola mais feliz, feita por mestres e alunos que saibam, juntos, propor links e janelas para a sala de aula, onde aprender não seja uma tarefa árdua e penosa, mas sim uma aventura.
A nossa pior aula, o lado repetitivo, burocrático e por vezes até acomodado da
escola, esse vamos deixar para o computador. Ele saberá transformar nossas exposições maçantes em aulas multimídia interativas, em hipertextos fascinantes, em telas coloridas e interfaces amigáveis preparadas para a construção do saber. Então poderemos, finalmente, ficar com a melhor parte, aquela para a qual não nos sobrava tempo, porque pensávamos que devíamos transmitir conhecimentos.
Então será preciso que cada mestre se despeça da figura de professor transmissor de conteúdos que há em si mesmo, e que os alunos abandonem seu papel de recep tores passivos. Isso é o pior de todos nós, não nos daremos mais a conhecer assim."


Sintam-se à vontade em colocar suas opiniões no campo de comentários.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Projeto

PROJETO



 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
PROGRAMA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
PROINFO INTEGRADO
CURSO DE INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL
PROJETO DE PESQUISA E APRENDIZAGEM





A INFLUÊNCIA CONSUMISTA NA INFÂNCIA


AUTORES:
HAVIANY OLIVEIRA BITENCOURT
NEUZA PEREIRA DE ALCÂNTARA ALMEIDA







ESPIGÃO DO OESTE, SETEMBRO DE 2012.

        TEMA GERADOR

Consumismo

TEMA

A influência consumista na infância

PROBLEMA

Como desenvolver ações que conscientizem e preparem as crianças para lidarem com as influências consumistas que as rodeiam?

OBJETIVOS:

OBJETIVO GERAL:

Sensibilizar a clientela estudantil da Escola Estadual Ensino Fundamental Jerris Adriani Turatti sobre os perigos que a mídia traz no que se refere ao consumismo infantil.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Elencar e discutir sobre os fatores que levam ao consumismo infantil e as consequências sociais e ambientais decorrentes deste ato.
Compreender a importância de consumir com consciência e responsabilidade considerando necessidades reais.
Identificar e analisar situações que exemplificam o consumismo infantil e o consumo necessário.
Avaliar a importância de se criar uma oficina de brinquedos com materiais recicláveis.

JUSTIFICATIVA

A sociedade convive com o problema do consumismo, o qual é incentivado por vários meios, inclusive as propagandas e rótulos. Essa influência tem afetado principalmente as crianças, já que estas ainda não têm a maturidade de perceber o que é conveniente ou não. Assim, a educação escolar precisa trabalhar no sentido de melhorar não só a percepção, mas também a sensibilização das crianças quanto ao consumo consciente. Através desse trabalho, atingiremos também as famílias para o consumo consciente. Esse trabalho deve levar o aluno a refletir sobre o destino final do produto adquirido (lixo), o impacto no ecossistema do bairro, urbanização, água, esgoto, entre outros.

METODOLOGIA

Conversas informais.
Produção de texto com os registros de impressões e conclusões acerca do tema.
Oficina de brinquedo (reaproveitar, reutilizar e reciclar).

EXPECTATIVA DE RESULTADOS

Esperamos com essa atividade que os alunos, e família, conscientizem-se das consequências que o consumismo traz à criança e ao meio ambiente: à criança, pelo fato de estar antecipando o seu futuro; ao meio ambiente, devido à quantidade exacerbada de lixo que tem se formado.
Finalmente, as crianças procederão com a criação de uma oficina de brinquedo que reaproveitem materiais recicláveis.

REFERÊNCIAS

TV Escola (Vídeo Ilha das flores)






terça-feira, 11 de setembro de 2012