quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Português - Aula 01 - Acentuação Gráfica

Acentuação Gráfica

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado.
Roberto Shinyashiki

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Sala da área de linguagens: lotada!!!


Professores, diretora e agentes administrativos do CEEJA presentes no 
I Encontro de Fortalecimento dos Conselhos Escolares da CRE/Cacoal 2013, 
realizado na Câmara dos vereadores no dia 26 de fevereiro.
S

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Nossa sala de aula

Cantinho da Literatura: espaço reservado com livros de pesquisa e leitura.




Sala de aula


Computador em sala: ferramenta disponível ao aluno para ampliar os conhecimentos.


Alunos estudando e fazendo prova: muita concentração.



A paisagem vista da minha janela


Este é um texto da aluna Deise Ene Branco de Souza – SEF módulo 03. Pedi que ela fizesse um texto descritivo (descrição de paisagem) e ela me trouxe este. Gostei muito, por issoresolvi compartilhar com vocês. Fiz pouquíssimas correções. O mérito é todo dela. 
Parabéns Deise e que você continue crescendo no conhecimento.


Ana mora em uma linda casa rodeada por lindos campos verdes. Ela adora arrumar a sua casa deixando tudo bem organizado.
Sempre pela manhã Ana abre a janela de sua casa que fica de frente para o nascer do sol e fica a apreciar a bela paisagem que enche os seus olhos e  encanta a sua alma com tanta beleza.
Que lindo sol! Aparecendo no alto da colina! Que lindas árvores, todas de um verde sem igual, balançando ao som de um gostoso ventinho! Parece que estão dando tchau. Que lindas nuvens começaram se espalhar no céu tão claro, pintando-o de um azul sem igual. Bonitas pedras que parecem obras de um habilidoso escultor.
Belas flores também começaram a desabrochar, trazendo à tona a beleza e o perfume delicados que só as flores têm.
Há um lindo rio que desce do alto da colina e enfeita ainda mais esse lugar.
Ana se alegra muito ao ver toda essa beleza e com um longo suspiro agradece ao criador que as criou.

Exercícios sobre pronomes COM GABARITO



I – Leia o trecho da música abaixo:
Escrevo-te estas mal traçadas linhas meu amor
Porque veio a saudade visitar meu coração
Espero que desculpes os meus erros por favor
Nas frases desta carta que é uma prova de afeição
Talvez tu não a leias mas quem sabe até dará
Resposta imediata me chamando de “Meu Bem”
Porém o que me importa é confessar-lhe uma vez mais
Não sei amar na vida mais ninguém
                                  Legião Urbana

01) A pessoa que escreve a carta usa várias vezes um pronome possessivo. Qual é o pronome?
______________________________________________________________________________
02) Na frase “Escrevo-te estas mal traçadas linhas...”, poderíamos trocar o pronome estas por essas?
( ) Sim. Porque_________________________________________________________________
( ) Não. Porque _________________________________________________________________

03) Os pronomes te e tu usados no texto referem a qual pessoa?
a( ) 1ª pessoa b( ) 2ª pessoa c( ) 3ª pessoa

04) As expressões escrevo-te e confessar-lhe utilizaram a forma:
a( ) próclise b( ) ênclise d( ) mesóclise

05) A expressão me importa utilizou a forma:
a( ) próclise b( ) ênclise d( ) mesóclise

06) Faça a junção das preposições e pronomes abaixo:
de+esta _____________________________________
de+este _____________________________________
de+isso _____________________________________
de+aquilo ___________________________________
em+aquilo ________________________________
em+esta ___________________________________
em+ isto __________________________________
em+isso ___________________________________

07) Transcreva o verso da música que apresenta uma destas junções.


08) Marque a frase que tenha pronome empregado incorretamente.
a) Ele viajou com nós todos a bordo do navio inglês.
b) O problema era para eu resolver.
c) De repente, entre eu e eles formou-se um mundo secreto.
d) Levou consigo a esperança de dias melhores.
e) Deixou-me encontrar a solução.

09) Qual das alternativas seguintes está de acordo com as normas da língua padrão escrita?
a) Este é um problema para mim resolver.
b) Entre eu e tu não há mais nada.
c) Me nego a perder tempo com esse assunto.
d) Quando voltei a si, devia ser três horas da manhã.
e) Para mim, viajar de avião é uma grande sacrifício.

10) Corrija as frases abaixo.
a) Eu se lavei depois do jantar.______________________________________________________________
b) Nós se beijamos apaixonados.____________________________________________________________

11) Em que alternativa o pronome foi usado de forma errada?
a) Chamei o professor. Chamei-o.
b) Arrastaram os móveis. Arrastaram-os.
c) Desfez as malas. Desfê-las.
d) Estudaste o livro. Estudaste-o.
e) Falei a ele. Falei-lhe.

12) Diga se as frases estão certas ou erradas.
a) Me empresta sua borracha.
b) Jamais te enganarei.
c) Respeita-me, pois sou sua mãe.
d)Em se tratando de números, eu sou bom.

13) Diga o pronome de tratamento para as pessoas abaixo.
Juiz________________________________________
Professor____________________________________
Amigo______________________________________
Delegado ___________________________________
Rei ________________________________________
Rainha _____________________________________
gerente de banco _____________________________
vizinho_____________________________________
Mãe______________________________________
Prefeito___________________________________
Governador _______________________________
Presidente _________________________________
Príncipe __________________________________
gerente de loja _____________________________
reitor _____________________________________
papa _____________________________________

14) Classifique os pronomes:
Teu __________________________
Tua __________________________
Seu __________________________
Aquela _______________________
Aquilo _______________________
Essas _______________________
Eu __________________________
Nós _________________________
Alguém ______________________
Todos ________________________
Você ____________________
o,lhe ____________________
Meritíssimo _______________
Qual? ___________________
Tudo ___________________

15) Diga o que é:
a) Próclise:__________________________________________________________________________________
b) Ênclise:__________________________________________________________________________________
c) Mesóclise:_________________________________________________________________________________
d) Pronome: _________________________________________________________________________________



Grandes resultados requerem grandes ambições (Heráclito)
Bons Estudos!
Veja o Gabarito

GABARITO PRONOMES



GABARITO

01) meu
02) Não. Porque o pronome esta se refere à carta que está com o escritor.
03) b
04) b
05) a

06) desta                   naquilo
deste                         nesta
disso                        nisto
daquilo                     nisso

07) “Nas frases desta carta que é uma prova de afeição”
08) c
09) e

10) a) Eu me lavei depois do jantar.
b) Nós nos beijamos apaixonados.

11) b

12) a) errada
b) certa
c) certa
d) certa

13) Meritíssimo                               Senhora
Senhor                                             Vossa Excelência
Você                                               Vossa Excelência
Vossa Senhoria                               Vossa Excelência
Vossa Majestade                             Vossa Alteza
Vossa Majestade                             Vossa Senhoria
Vossa Senhoria                              Vossa Magnificência
Você / Senhor                                Vossa Santidade

14)
Possessivo
possessivo
possessivo
demonstrativo
demonstrativo
Demonstrativo
pessoal
pessoal
indefinido
indefinido
Tratamento
pessoal
tratamento
interrogativo
interrogativo
indefinido

15) a) Quando o pronome fica antes do verbo. Ex.: Ele te falou o segredo.
b) Quando o pronome fica depois do verbo. Ex.: Falei-te o segredo.
c) Quando o pronome fica no meio do verbo. Ex.: Falar-te-ei o segredo.
d) Palavra que substitui o nome. Ex.: Maria é bonita. Ela é bonita.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

"A adversidade desperta em nós capacidades que, em situações favoráveis, teriam ficado adormecidas."
(Horácio)

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Gabarito verbos irregulares




Resolução:
01 - E
02 -
a) fizer
b) transpuser
c) transpusesse
d) detiver
e) vá
f) reouver
g) se mantêm
h) contivessem
i) compuser

03 – A           04 - C
05 -
a) Chegaram
b) tocamos
c) recolherá
d) agrediram-se
e) levantaram
a) Há
b) houver
c) importam
d) existiram
e) tivesse
a) mantenham
b) busque
c) confia
d) gosta
e) observaram

Exercícios sobre verbos irregulares com gabarito



1. Assinale a opção em que há erro de conjugação verbal em relação à norma culta da língua:
a) Se ele vir o nosso trabalho, ficará muito contente.
b) Não desanimes; continua batalhando.
c) Meu pai interveio na discussão.
d) Se ele reouvesse o que havia perdido.
e) Quando eu requiser a segunda via do documento, procurei.

2. Nas questões abaixo, ocorrem espaços vazios. Para preenchê-los, utilize a forma verbal mais adequada dos verbos entre parênteses.
a) Se _______________ dias frios no inverno, talvez as coisas fossem diferentes. (fazer)
b) Quando o cavalo ________________ todos os obstáculos, a corrida terminará. (transpor)
c) Se o cavalo _______________ mais facilmente os obstáculos, alcançaria com mais folga a linha de chegada.(transpor)
d) Se a equipe econômica não se __________________ nos aspectos regionais e considerar os aspectos globais, a possibilidade de solução será maior. (deter)
e) Caso ela ______________ ao jogo amanhã, deverá pagar antecipadamente o ingresso.(ir)
f) Quando eu _________________ os livros, nunca mais os emprestarei. (reaver)
g) Os alienados sempre ______________ neutros. (manter-se)
h) As provas que _____________ mais erros seriam comentadas. (conter)
i) Quando ele _________________ uma canção de paz, poderá descansar. (compor)

3. (ENG. MACK) As formas que completam o período “Pagando parte de suas dívidas anteriores, o comerciante ________________ novamente seu armazém, sem que se __________ com seus credores, para os quais voltou a merecer confiança” é:
a)  proveu – indispusesse
b)  proviu – indispuzesse
c)  proveio – indispuzesse
d)  proveio – indispusesse
e) n.d.a.

4. (UFSCar) “O acordo não ______ as reivindicações, a não ser que ______ os nossos direitos e _____ da luta.”
a) substitui – abdicamos – desistimos
b) substitue – abdicamos – desistimos
c) substitui – abdiquemos – desistamos
d) substitui – abidiquemos – desistimos
e) substitue – abdiquemos – desistamos

5. Complete os espaços com um dos verbos colocados nos parênteses:
a)  ________________os filhos e o pai. (chegou/chegaram)
b) Fomos nós que _______________ na questão.  (tocou/tocamos)
c) Não serei eu quem _________________ o dinheiro.  (recolherei/ recolherá)
d) Mais de um torcedor _______________________ estupidamente.  (agrediu-se/agrediram-se)
e) O fazendeiro com os peões __________________ a cerca.  (levantou/ levantaram)
f)
_____________ de haver algumas mudanças no seu governo. (há/ hão)
g) Sempre que ______________ alguns pedidos, procure atendê-los rapidamente. (houver/ houverem)
h) Pouco me _______________ as desculpas que ele chegar a dar. (importa/ importam)
i) Jamais ______________ tais pretensões por  parte daquele funcionário. (existiu/ existiram)
j) Tudo estava calmo, como se não ________________ havido tantas reivindicações. (tivesse/ tivessem)
k) Espero que se _________________ as taxas de juro. (mantenha/ mantenham)
l) É importante que se _______________ outras soluções para o problema. (busque/ busquem)
m) Não se ______________ em pessoas que não nos olham nos olhos. (confia/confiam)
n) Hoje já não se __________________ deste modelo de carro. (gosta/ gostam)
o) A verdade é que ________________ certos pormenores pouco convincentes. (observou/observaram)




Veja o Gabarito



VEJA TAMBÉM:

Exercícios sobre verbos irregulares e vozes ativa e passiva COM GABARITO



 Se não puder se destacar pelo talento,
vença pelo esforço. (Dave Weinbaum)