segunda-feira, 22 de abril de 2013

Dicas de como escrever bem e fazer uma boa redação

Caros estudantes,
Encontrei dicas ótimas sobre como fazer uma boa redação. Segue abaixo uma cópia desse post,  mas, se quiserem, a fonte está aqui.


Dicas de como escrever bem e fazer uma boa redação

Nos processos seletivos, tornou-se comum a solicitação de uma redação. O selecionador pode utilizá-la para uma análise grafológica, ou ainda como um instrumento para melhor conhecer o candidato e sua comunicação escrita. Ao escrever bem você conseguirá vender uma boa imagem de si mesmo, causando excelente impressão em quem lê.

          Os pontos avaliados pelo selecionador na comunicação escrita são: desenvoltura, capacidade de argumentação, vocabulário, ortografia e caligrafia, coordenação e expressão de ideias com objetividade e clareza e o grau de amadurecimento intelectual. Através destes pontos, o selecionador poderá conhecer muito mais o candidato, auxiliando-o a escolher a pessoa certa.

           Como você escreve? Que imagem tem vendido ultimamente através da comunicação escrita? Saiba que saber escrever bem é um grande diferencial em um país onde a maioria não domina a língua culta. Saia na frente da concorrência, desenvolva a capacidade de expressar-se através da escrita. A seguir, leia algumas dicas importantes para quem quer fazer as melhores redações.

Apresentação visual da redação

1. O aluno deve preencher corretamente todos os itens do cabeçalho com letra legível. 

2. Centralizar o título na primeira linha, sem aspas e sem grifo. O título pode apresentar interrogação desde que o texto responda à pergunta. 

3. Pular uma linha entre o titulo e o texto, para então iniciar a redação. 

4.  Fazer parágrafos distando mais ou  menos três centímetros da margem e mantê-los alinhados. 

5.  Não ultrapassar as margens (direita e esquerda) e também não deixar de atingi-las

6.  Evitar rasuras e borrões. Caso o aluno erre, ele deverá anular o erro com um traço apenas. .
7.  Apresentar letra legível, tanto de fôrma quanto cursiva. 

8.  Distinguir bem as maiúsculas das minúsculas

9.  Evitar exceder o número de linhas pautadas ou pedidas como limites máximos e mínimos. Ficar aproximadamente entre cinco linhas aquém ou além dos limites.

10.  Escrever apenas com caneta preta ou azul. O rascunho ou o esboço das ideias podem ser feitos a lápis e rasurados.

OBSERVAÇÕES: 
       a) Idade - deve-se escrever por extenso até o nº 10. Do nº  11 em diante devem-se
                     usar algarismos;
      b) Datas, horas e distâncias sempre em algarismos: 10h30min, 12h, 10m, 16m30cm,
         10km (m, h, km, I, g, kg).

Palavras Estrangeiras:
As que estiverem incorporadas aos hábitos linguísticos devem vir sem aspas: marketing, merchandising, software, punk, status, office-boy, hippie, show etc. 




Dicas para uma boa redação

- Evite a repetição de palavras no texto, procure sinônimos;

- Seja objetivo, evite rodear, organize suas ideias e escreva com clareza, comece com uma frase atraente, que desperte o interesse e estimule a leitura;

- Cuidado com a redundância para que o texto tenha harmonia;

- Não abrevie. O leitor não é obrigado a entender palavras abreviadas, além disso, corre-se o risco de abreviar erroneamente;

- Evite expressões em outros idiomas, como o inglês;

- Evite clichês. Seu uso desvaloriza o texto, causando a impressão de falta de originalidade e de ausência de reflexão sobre o tema. Exemplos: fechar com chave de ouro, encontrar uma luz no fim do túnel, a novela do aumento do salário mínimo, e outros;

- Atenção ao vocabulário, a variação é essencial, usar sempre as mesmas palavras denota pobreza de vocabulário, além de tornar cansativo o texto;

- Evite frases longas. Elas facilitam a perda de ideias. Fique atento ao uso das letras maiúsculas e dos parágrafos;

- Atenção à coerência do seu texto. Para isso, planeje o que vai escrever, registre e ordene as ideias e procure colocar uma ideia por parágrafo, fazendo ligação entre eles;

- Tema: procure analisar sob outro ângulo e não fuja do que foi proposto;

- Releia e revise todo o texto, verifique erros de concordância, ortografia, frases incompletas, pontuação...

- A leitura deve ser prazerosa.


Finalmente, saiba que o conhecimento é indispensável para a criatividade fluir. Não há como escrever sobre o que não se conhece. Portanto, leia muito! Todos os tipos de leitura enriquecem o vocabulário, acrescentam informações que poderão ser importantes no seu futuro profissional. Estabeleça hoje um compromisso com você, e comece a ler revistas, jornais, livros, e tudo o que possa contribuir para seu crescimento intelectual. A leitura também engloba sua capacidade de ‘ler’ e interpretar fatos do dia a dia, ou até mesmo uma conversa casual entre pessoas. Seja como uma esponja: sugue todo o conhecimento disponível por onde quer que passe e leve-o para toda sua vida.


"Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão."

Gabarito das questões sobre substantivo

1-B     2-A     3-C      4-D     5-D

Questões de concurso sobre substantivo



1) Fazem o plural da mesma maneira que perdão:
a) cidadão – limão – verão
b) botão – caixão – quinhão
c) coração – capelão – paredão
d) anão – cristão – melão

2) Cáfila, matilha, alcateia, manada são coletivos, respectivamente de:
a) camelos, cães, lobos e cavalos.
b) insetos, cabras, lobos e cavalos.
c) moscas, carneiros, lobos e bois.
d) gafanhotos, cães, ladrões e bois.
e) n.d.a

3) Marque a alternativa que contenha substantivos, respectivamente, abstrato, concreto e concreto.
a) fada – fé – menino
b) fé – fada – beijo
c) beijo – fada – menino
d) amor – pulo – menino
e) menino – amor – pulo
4. (Aux.Jud./SP - adaptada) Quanto ao gênero, qual 
alternativa apresenta, respectivamente, um substantivo 
sobrecomum e um comum de dois gêneros? 
a) artista, pessoa 
b) estudante, tatu 
c) dentista, aluno 
d) criança, colega 
e) onça, barão 

5. (Deleg./MT) O plural do substantivo composto 
está incorreto na alternativa: 
a) leva-e-traz – os leva-e-traz. 
b) a manga-rosa – as mangas-rosa. 
c) beija-flor – os beija-flores. 
d) guarda-florestal – os guarda-florestais. 
e) primeiro-ministro – os primeiros-ministros. 
Bons estudos.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Exercícios sobre crase com gabarito




1) Até........ poucos dias, os preços desse produto estavam sujeitos........ grandes oscilações no mercado.
a) à, a
b) a, à
c) há, a
d) à, à
e) há, à

2) "....... noite, todos os operários voltaram ....... fábrica e só deixaram o serviço ...... uma hora da manhã."
a) Há, à, à
b) A, a, a
c) À, à, à
d) À, a, há
e) A, à, a

3) No território nacional, ...... estatísticas o demonstram: ...... cada trinta minutos uma pessoa sucumbe ...... tuberculose.
a) as, à, a
b) às, à, à
c) às, à, a
d) as, a, à
e) às, a, a

4) A frase em que o uso da crase está incorreto é:
a) O professor dirigiu-se à sala.
b) Fez uma promessa à Nossa Senhora.
c) À noite não gosto de ler.
d) Referiu-se àquilo que viu.
e) Fugiu às pressas.


Mais questões aqui.

Gabarito das questões sobre crase.

GABARITO

1-C     2-C     3-D      4-B

"Não abandones as tuas ilusões. 
Sem elas podes continuar a existir,
 mas deixas de viver."