segunda-feira, 13 de outubro de 2014

1 - Trabalhando o texto dissertativo


Pessoal, pretendo fazer aqui uma sequência de postagens que os orientem sobre o planejamento de um texto dissertativo. Mas, antes de iniciarmos nosso estudo sobre texto dissertativo-argumentativo, leia atentamente as informações abaixo:

Existe diferença entre texto expositivo e texto argumentativo?

A resposta para essa pergunta é sim. Há texto em que o autor apenas expõe informações sobre um assunto e, nesse caso, temos o texto dissertativo-expositivo. Entretanto, quando, além de expormos informações acerca de um assunto, nosso intuito é convencer o leitor, persuadi-lo a concordar com a ideia ou ponto de vista exposto (isso se faz por meio de várias maneiras de argumentação, utilizando-se de dados, estatísticas, provas, opiniões relevantes, etc), temos, então o texto dissertativo-argumentativo.
Compare os textos que seguem:

Texto 1:
O que é Filosofia?
A Filosofia é um ramo do conhecimento que pode ser caracterizado de três modos: seja pelos conteúdos ou temas tratados, seja pela função que exerce na cultura, seja pela forma como trata tais temas. Com relação aos conteúdos, contemporaneamente, a Filosofia trata de conceitos tais como bem, beleza, justiça, verdade. Mas, nem sempre a Filosofia tratou de temas selecionados, como os indicados acima. No começo, na Grécia, a Filosofia tratava de todos os temas, já que até o séc. XIX não havia uma separação entre ciência e filosofia. Assim, na Grécia, a Filosofia incorporava todo o saber. No entanto, a Filosofia inaugurou um modo novo de tratamento dos temas a que passa a se dedicar, determinando uma mudança na forma de conhecimento do mundo até então vigente. Isto pode ser verificado a partir de uma análise da assim considerada primeira proposição filosófica. (...)

Acesso em 19 set.2014.

Nesse texto, o autor apresenta informações sobre o assunto Filosofia por meio do uso de uma linguagem precisa, objetiva e impessoal. O objetivo é fazer com que o leitor considere as ideias coerentes e não fazê-lo concordar com elas. Trata-se, portanto de um texto dissertativo-expositivo.

Os caminhos e os novos desafios do sindicalismo no BrasilFatores como a flexibilização das relações de trabalho e as novas formas de gestão provocam o parcial desmantelamento dos sindicatos, que vem buscando novas alternativas de intervenção, negociação e organização para se manterem atuantes
Mercado de trabalho
Em meados do século XVII, a Inglaterra fez a sua Revolução Industrial. A partir desse momento, o mundo sofreu profundas transformações de ordem econômica, política e social. Na ordem econômica, pode-se destacar a consolidação do capital e, como conseqüência direta desse fato, a nítida separação entre os donos do capital (donos dos meios e modos de produção) e aqueles que vendiam sua força de trabalho em troca de salários.
Na ordem política, é possível destacar a ascensão da burguesia industrial que, juntamente com a burguesia mercantil, deu origem à burguesia financeira. Juntas, as burguesias, de lá para cá, desenharam os rumos da política econômica e social do Brasil e do mundo.
Na ordem social, hoje, de forma ainda mais expressiva, os reflexos são mais facilmente percebidos. Com o advento e introdução das máquinas no processo produtivo, o ser humano ficou submisso, perdendo, quase que totalmente, o domínio das etapas de produção de um bem/mercadoria. Essa realidade levou o trabalhador a depender da máquina e dos donos das máquinas.
De lá para cá, as máquinas se multiplicaram, tanto na sua funcionalidade quanto em sua quantidade, tornando-se as maiores concorrentes dos trabalhadores no mundo do trabalho. Cabem aqui alguns questionamentos: seriam as máquinas as culpadas pelo desemprego? Estaremos caminhando para uma sociedade sem empregos? Qual o futuro das organizações dos trabalhadores numa sociedade onde o emprego caminha para a extinção?(...)
Acesso em: 19 set.2014.
Observe que, neste texto, além de transmitir informações sobre o assunto abordado, o autor expõe seu posicionamento sobre alguns fatos. Para isso, o autor utiliza recursos como a COMPARAÇÃO (1ª linha: há uma comparação entre o hoje e o tempo passado).

Continuem acompanhando o blog e sigam a numeração desta sequência de postagens sobre DISSERTAÇÃO. 

Bons estudos.

E não esqueçam de ler muiiiito. Só assim vocês terão argumentos suficientes para fazer uma boa dissertação.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua dúvida ou sugestão.