terça-feira, 21 de junho de 2016

Verbos irregulares COM GABARITO

1)Conjugue os verbos em destaque adequando-os às frases.

TRAZER
Hoje eu ....................... o livro. Se ele ......................... o dinheiro, poderia comprá-lo.
Amanhã eu ............................. o livro.
Quando eu ....................... a encomenda, poderá me pagar.
Talvez eu ......................... tudo. Convém que eles ................................ o dinheiro.

SER
Se eu ..........................um pássaro iria para o sul.
Hoje eu .......................... o que sou. Talvez eu seja alguém. Amanhã eu ........................... outro.

DIZER
Quando você .................................. a verdade, tudo será diferente. Hoje eu  ............................ a verdade. Ontem talvez ele .................................... Se vocês ..................................., será mais fácil. Convém que ela ............................... a verdade.

QUERER
Ontem eu ...............................ir embora. Hoje eu ............................... Talvez eu ......................... ir embora. Quando você .............................. poderá fazer a prova. Se eles ................................, poderiam fazer a prova.

2) Sublinhe as locuções verbais.

O aluno irá fazer a prova.
Ela estava comendo peixe.
Todos haviam terminado o jantar.
Queremos ter sossego.
Se pudesse, Maria teria lavado a roupa.

3) Diga como os verbos abaixo ficam no gerúndio e no particípio.

Verbo
Gerúndio
Particípio
Partir


Sumir


Ver


Escrever


Trabalhar


Prever


admitir




GABARITO – Confira suas respostas.

1)Conjugue os verbos em destaque adequando-os às frases.

TRAZER
Hoje eu TRAGA o livro. Se ele TROUXESSE o dinheiro, poderia comprá-lo.
Amanhã eu TRAREI o livro.
Quando nós TROUXERMOS a encomenda, poderá nos pagar.
Talvez eu TRAGA  tudo. Convém que eles TRAGAM o dinheiro.

SER
Se eu FOSSE um pássaro iria para o sul.
Hoje eu SOU o que sou. Talvez eu SEJA alguém. Amanhã eu SEREI outro.

DIZER
Quando você DISSER a verdade, tudo será diferente. Hoje eu  DIGO a verdade. Ontem talvez ele DISSESSE.  Se vocês DISSEREM a verdade,  será mais fácil. Convém que ela DIGA a verdade.

QUERER
Ontem eu QUIS ir embora. Hoje eu QUERO.  Talvez eu QUEIRA ir embora. Quando você QUISER,  poderá fazer a prova. Se eles QUISESSEM, poderiam fazer a prova.

2) Sublinhe as locuções verbais.

O aluno irá fazer a prova.
Ela estava comendo peixe.
Todos haviam terminado o jantar.
Queremos ter sossego.
Se pudesse, Maria teria lavado a roupa.

3) Diga como os verbos abaixo ficam no gerúndio e no particípio.

Verbo
Gerúndio
Particípio
Partir
Partindo
partido
Sumir
Sumindo
sumido
Ver
Vendo
visto
Escrever
Escrevendo
escrito
Trabalhar
trabalhando
trabalhado
Prever
prevendo
previsto
admitir
Admitindo
admitido



VEJA TAMBÉM;






 BONS ESTUDOS.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua dúvida ou sugestão.