quarta-feira, 21 de setembro de 2016

COLOCAÇÃO PRONOMINAL: PRÓCLISE, ÊNCLISE E MESÓCLISE



Colocação pronominal é o estudo da colocação dos pronomes oblíquos átonos (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes) em relação ao verbo.


Os pronomes átonos podem ocupar 3 posições:
- antes do verbo (próclise),
- no meio do verbo (mesóclise)
- depois do verbo (ênclise).
 
Veja:
 
PRÓCLISE


Usamos a próclise nos seguintes casos:


(1) Com palavras ou expressões negativas: jamais, não, nunca, nem, nada, ninguém, de modo algum.


Nada me entristece.
Ninguém se incomodou.
Ela nem se preocupou com os animais.
De modo algum me afastarei daqui.

(2) Com conjunções subordinativas: quando, se, embora, logo,porque, que, conforme, que.

É preciso que a deixe em casa.
Quando se trata de texto, ele é muito bom.
Fazia as coisas, conforme me lembrava das prioridades.
3) Advérbios

Sempre me dediquei à família.Aqui se vê alegria.Talvez o veja hoje.

ATENÇÃO: Se houver vírgula depois do advérbio, este (o advérbio) deixa de atrair o pronome.
 
Aqui, vive-se bem.
 
(4) Pronomes relativos, demonstrativos e indefinidos.

O rapaz que me ligou era meu namorado. (relativo)Alguém me chamou? (indefinido)Aquilo me traz conforto. (demonstrativo)

(5) Em frases interrogativas.

Quando me falará a verdade?

(6) Em frases exclamativas ou optativas (que exprimem desejo).

Deus o abençoe!
Macacos me mordam!
Deus te abençoe, meu filho!

(7) Com verbo no gerúndio antecedido de preposição EM.

Em se plantando tudo colhe.Em se tratando de sabedoria, ele é destaque.

(8) Com formas verbais proparoxítonas.

Nós o procurávamos.

MESÓCLISE

Usada quando o verbo estiver no futuro do presente (vai acontecer – amarei, amarás, ...) ou no futuro do pretérito (ia acontecer mas não aconteceu – amaria, amarias, ...)

Falar-me-ão sobre o assunto.
Falar-me-iam sobre o assunto.

Se houver uma palavra atrativa, a próclise será obrigatória.

Não (palavra atrativa) me falarão sobre o assunto.

ÊNCLISE

a) Ênclise de verbo no futuro e particípio está sempre errada.

Esconderei-me de todos. (errada)
Tinha falado-nos sobre o assunto (errada)

b) Ênclise de verbo no infinitivo está sempre certa.
 
Não posso recebê-lo. (correta)
Entregar-lhe a correspondência(correta)

Outros casos:
- Com o verbo no infinitivo impessoal: Convém falar-lhe tudo.
- Com o verbo no início da frase: Entregaram-me os envelopes.
- Com o verbo no gerúndio: Saiu deixando-nos por instantes.
- Com o verbo no imperativo afirmativo: Comportem-se, crianças.


ATENÇÃO: se o gerúndio vier precedido de preposição ou de palavra atrativa, ocorrerá a próclise:


Em se tratando de cinema, prefiro o suspense.
Saiu de casa, não nos falando os motivos.




COLOCAÇÃO PRONOMINAL NAS LOCUÇÕES VERBAIS


As locuções verbais são formadas por 
 
um verbo auxiliar  + infinitivo, gerúndio ou particípio.


AUXILIAR + PARTICÍPIO: o pronome deve ficar depois do verbo auxiliar. Se houver palavra atrativa, o pronome deverá ficar antes do verbo auxiliar.

Havia-lhe falado o segredo.Não (palavra atrativa) lhe havia falado o segredo.

AUX + GERÚNDIO OU INFINITIVO: se não houver palavra atrativa, o pronome oblíquo virá depois do verbo auxiliar ou do verbo principal.
 
Gerúndio
Ia-lhe falando a verdade.Ia falando-lhe a verdade.
 
Infinitivo
Quero-lhe falar a verdade.Quero falar-lhe a verdade.

Se houver palavra atrativa, o pronome oblíquo virá antes do verbo auxiliar ou depois do verbo principal.
 
Gerúndio
Não lhe ia contando tudoNão ia contando-lhe tudo.
 
Infinitivo 
Não lhe quero falar o que aconteceu.Não quero falar-lhe o que aconteceu.


BONS ESTUDOS.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua dúvida ou sugestão.