quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Conjugação do verbo CONDUZIR com pronome oblíquo átono O


Gerúndio: conduzindo-o

Indicativo
Presente
Eu conduzo-o    tu conduze-lo   ele condu-lo   nós conduzimo-lo   vós conduzi-lo   eles conduzem-no

Pretérito Imperfeito
Eu conduzia-o   tu conduzia-lo   ele conduzia-o   nós conduzíamo-lo   vós conduzíei-lo  eles conduziam-no

Pretérito Perfeito
Eu conduzi-o   tu conduziste-o  ele conduziu-o  nós conduzimo-lo  vós conduziste-lo   eles conduziram-no

Pretérito Mais-que-perfeito
Eu conduzira-o   tu conduzira-lo   ele conduzira-o   nós conduzíramo-lo vós conduzírei-lo   eles conduziram-no

Futuro do Presente
Eu conduzi-lo-ei  tu conduzi-lo-ás   ele conduzi-lo-á  nós conduzi-lo-emos   vós conduzi-lo-eis   eles conduzi-lo-ão

Futuro do Pretérito
Eu conduzi-lo-ia   tu conduzi-lo-ias   ele conduzi-lo-ia   nós conduzi-lo-íamos   vós conduzi-lo-íeis  eles conduzi-lo-iam

Subjuntivo

Presente
que eu o conduza que tu o conduzas que ele o conduza que nós o conduzamos
que vós o conduzais  que eles o conduzam

Pretérito Imperfeito
se eu o conduzisse se tu o conduzisses  se ele o conduzisse se nós o conduzíssemos
vós o conduzísseis  se eles o conduzissem

Futuro
quando eu o conduzir   quando tu o conduzires quando ele o conduzir   quando nós o conduzirmos  
quando vós o conduzirdes   quando eles o conduzirem

Imperativo

Imperativo Afirmativo
--conduze-o tu   conduza-o ele  conduzamo-lo nós  conduzi-o vós  conduzam-no eles


Imperativo Negativo
--não o conduzas tu   não o conduza ele   não o conduzamos nós   não o conduzais vós   não o conduzam eles

Infinitivo
Infinitivo Pessoal
por o conduzir eu    por o conduzires tu   por o conduzir ele   por o conduzirmos nós  
por o conduzirdes vós   por o conduzirem eles


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua dúvida ou sugestão.