terça-feira, 1 de agosto de 2017

ATIVIDADES SOBRE ADJETIVO com Gabarito




1) Leia esta historinha:

O proprietário de uma loja fala ao caipira que queria um emprego:
- Preciso de uma pessoa responsável.
- O sinhô bateu no lugá certo. Em tudo lugá que eu trabaio, quando acontece arguma coisa marfeita falam que eu sou o responsáver. 
Rolando Boldrin – Almanaque Brasil de cultura popular, nº 63.
São Paulo, Estúdio Elifas Andreato, junho de 200.

a) O efeito de humor desse “causo” nasce de um jogo semântico com uma palavra que desempenha duas funções gramaticais diferentes. Indique as duas classes dessa palavra e explique como se dá o efeito de humor.


2) Em um pequeno cartaz afixado em uma clínica veterinária, lia-se o seguinte:

SE VOCÊ TEM SE DECEPCIONADO COM AMIGOS CACHORROS, ARRUME UM CACHORRO AMIGO.


a) Aponte, nas duas ocorrências, a classe gramatical de amigo(s) e de cachorro(s).

b) Comente o efeito de sentido criado no teto pela inversão da ordem dessas palavras.





3) Considere este título de filme:

  

    O PEQUENO GRANDE HOMEM

Esse filme relata as aventuras de um homem branco que viveu com uma tribo de índios, tornando-se um deles.

a) Levando em conta a ordenação das palavras do título, o eu é possível inferir a respeito do protagonista do filme?

b) Justifique sua resposta baseando-se no efeito semântico criado pela ordenação dos adjetivos no nome do filme.






GABARITO
1.
a) O dono da loja usa responsável (adjetivo que caracteriza pessoa) no sentido de “cuidadosa, que não se descuida de seus compromissos”, mas o outro personagem a interpreta como substantivo, atribuindo-lhe o significado de “alguém que faz alguma coisa errada, malfeita”

2.
 a) AMIGOS CACHORROS: Amigos = substantivo; cachorros = adjetivo; em CACHORRO AMIGO: cachorro=substantivo, amigo=adjetivo.

b) Na primeira ocorrência, CACHORROS (adjetivo) tem sentido negativo, depreciativo, sugerindo que os amigos são desleais, canalhas traidores, etc. Com a inversão, AMIGO passa a funcionar como adjetivo, caracterizando positivamente o substantivo CACHORRO. Depreende-se, portanto, que os cães, por serem fieis e nunca decepcionarem seus donos, são melhores que as pessoas.

3.
a) É possível concluir que ele é um homem de baixa estatura física e de comportamento e atitudes admiráveis, elogiáveis.

b) O adjetivo GRANDE anteposto ao substantivo HOMEM significa “nobre, respeitável, valoroso” (se o adjetivo GRANDE se posiciona depois do substantivo, indica estatura física: homem grande). Como GRANDE exprime uma característica moral do protagonista, ao adjetivo PEQUENO cabe o papel de exprimir sua característica física, de onde se conclui que ele era de baixa estatura.


FONTE: Novas palavras: língua portuguesa: ensino médio / Emília Amaral ... [et al.]. – 2.ed.renov. – São Paulo: FTD, 2005. – Coleção novas palavras) pág. 224-225.

2 comentários:

  1. esta com dificuldades em fazer seus trabalhos acadêmicos? não se preocupe a studybay pode te ajudar. eles tem profissionais qualificados que entregam seus trabalhos perfeitos e no prazo. acessem: www.studybay.com

    ResponderExcluir
  2. Comente o efeito de sentido criado no texto pela inversão da ordem dessas palavras.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua dúvida ou sugestão.