terça-feira, 10 de abril de 2018

Exercícios sobre vírgulas no Aposto e Vocativo com GABARITO


EXERCÍCIOS SOBRE VOCATIVO E APOSTO
Identifique o Aposto e o Vocativo nas frases abaixo e coloque a pontuação correta.
Aposto: explicação
Vocativo: chamamento

01. Chegou a hora  colegas.
02. Cuidado com a moto meninos!
03. O homem foi à festa com a namorada Pedro.
04. Acorda Espigão.
05. Pedro II ex-imperador do Brasil foi deportado.
06. A ordem meus amigos é ficarmos quietos.
07. Pedro tem três filhas: Maria Vitória e Carla.
08. Obrigado Senhor.
09. Deus tenha misericórdia de todos!
10. Ele me disse isso: não fique triste.
11. Médico pobre o Dr. Bento andava sempre a cavalo.
12. Correi correi ó lágrimas saudosas! (F. Varela)
13. Olá, meu rapaz isto não é vida! (M. Assis)
14. Carlos meu filho é ótimo aluno.
15. Fiquemos tranquilos queridos.
16. Marta minha amiga estava triste.
17. Ontem quarta-feira não fui à escola.
18. Ó céus ouvi a minha prece.
19. Libertai-me Senhor de todos os males!
22. Menino pare com isso!
25. Vocês estão aí crianças?!



 GABARITO

01. Chegou a hora,  colegas.    Vocativo
02. Cuidado com a moto, meninos!      Vocativo
03. O homem foi à festa com a namorada, Pedro.    Vocativo
04. Acorda, Espigão.     Vocativo
05. Pedro II, ex-imperador do Brasil, foi deportado.      Aposto
06. A ordem, meus amigos, é ficarmos quietos.      Aposto
07. Pedro tem três filhas: Maria, Vitória e Carla.      Aposto
08. Obrigado, Senhor.     Vocativo
09. Deus, tenha misericórdia de todos!     Vocativo
10. Ele me disse isso: não fique triste.     Aposto
11. Médico pobre, o Dr. Bento andava sempre a cavalo.     Aposto
12. Correi, correi, ó lágrimas saudosas! (F. Varela)       Vocativo
13. Olá, meu rapaz, isto não é vida! (M. Assis)    Vocativo
14. Carlos, meu filho, é ótimo aluno.     Vocativo
15. Fiquemos tranqüilos, queridos.     Vocativo
16. Marta, minha amiga, estava triste.     Aposto
17. Ontem, quarta-feira, não fui à escola.     Aposto
18. Ó céus, ouvi a minha prece.     Vocativo
19. Libertai-me, Senhor, de todos os males!      Vocativo
22. Menino, pare com isso!     Vocativo
25. Vocês estão aí, crianças?!     Vocativo

Um comentário:

Deixe aqui sua dúvida ou sugestão.